Secretaria de Fazenda com grande movimento para retirada de guias do IPTU

Contribuintes estão aproveitando também para parcelar débitos antigos em até 60 vezes

A Secretaria Municipal de Fazenda vem recebendo um grande número de contribuintes para a retirada da guia de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024, que começou a ser emitida na segunda-feira (22). Segundo os técnicos da secretaria de Fazenda, 770 pessoas estiveram na sede do órgão entre segunda e terça-feira (23). Por meio eletrônico da Secretaria Municipal de Fazenda, no link disponibilizado no site oficial da Prefeitura (AQUI), foram contabilizados 3.500 acessos na segunda-feira e 13 mil nesta terça-feira.

Para os contribuintes em dia com o imposto, a Prefeitura está concedendo um desconto de 10% no pagamento em cota única, com vencimento no dia 5 de fevereiro. Já aqueles que têm algum débito, mas optarem por pagar o IPTU deste ano em cota única, terão desconto de 7%.

A equipe fazendária informou que muitas pessoas também têm comparecido à secretaria para parcelar débitos antigos. O parcelamento pode ser feito em até 60 vezes, sendo cada parcela mínima de 1 Ufica para pessoa física e 5 Uficas para pessoa jurídica.

Em relação ao ano de 2023, os técnicos esclareceram que o IPTU 2024 não sofreu reajuste, incidindo apenas a correção monetária que utiliza como parâmetro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), fixado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que foi de 4,72%.

Em caso de dúvida, os contribuintes podem entrar em contato com a secretaria pelo telefone 0800-6025343, agendar o atendimento ou ir direto ao órgão, localizado na Rua 13 de Maio, 129, no Centro, das 9h às 16h.