Secretaria de Fazenda amplia lista de serviços online

Contribuintes já podem iniciar e acompanhar processos como aprovação de projeto, baixa de alvará e cancelamento de cobrança

A Secretaria Municipal de Fazenda ampliou a lista de serviços online disponível pela internet. Através do portal fazenda.campos.rj.gov.br, os contribuintes já podem iniciar e acompanhar processos, como aprovação de projeto, baixa retroativa de alvará e cancelamento de cobrança de forma virtual.
Estes procedimentos eram realizados de forma presencial, assim como o acompanhamento de todo o processo. Isso gerava morosidade, já que, quando havia alguma pendência, era necessário que o contribuinte voltasse à sede da secretaria para ser comunicado. Agora ele poderá acompanhar o processo diariamente sem sair de casa.

A desburocratização do atendimento vem sendo trabalhada desde o início da gestão do prefeito Rafael Diniz em vários níveis, desde procedimentos internos até a oferta de serviços online. Lançado em agosto de 2019, o Portal da Secretaria Municipal de Fazenda faz parte desta política e, desde então, vem recebendo atualizações constantes.
– O fato de termos iniciado o trabalho de desburocratização do atendimento desde o início da gestão nos deu condição de atender virtualmente as demandas dos contribuintes neste momento, quase que em sua totalidade. Este é um legado que a administração deixa para o cidadão campista, para muito além do momento de pandemia que temos vivido – destaca o secretário de Fazenda, Leonardo Wigand.
Segundo o subsecretário de Planejamento e Política Fiscal, Fabrício Fernandes, a atualização do site é constante e garante que o cidadão possa acessar diversos serviços de forma rápida. “Nas próximas semanas, vamos oferecer à população mais uma funcionalidade através do portal, que permitirá a realização de parcelamentos de débitos online”, adianta.